quarta-feira, 31 de julho de 2024

O ABUSO ESPIRITUAL NAS EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS

 

Por Jorge Luiz

            Baseado em fatos reais, o filme O Rei do Povoprodução Netflix retrata o processo judicial sofrido por um jornalista progressista que denunciou o líder de uma seita religiosa que, amparado pela sua posição, abusava sexualmente de jovens por ele escolhidas, em um festival de celebração conhecido como “serviço divino”, o qual se consumava com o ato sexual, podendo ser assistido mediante o pagamento de certa quantia. Uma dessas jovens, noiva do referido jornalista, ao descobrir que fora enganada, suicidou-se. Outras jovens, quando engravidavam, abortavam com a ajuda do referido guru. O processo ocorreu em Bombaim, em 1862, concluído pela inocência do jornalista e resultou na exclusão do referido rito das práticas da seita. Não ocorreu nenhuma penalidade ao guru.

segunda-feira, 29 de julho de 2024

OS VENDILHÕES E O TEMPLO

 


Por Roberto Caldas

“Se o evangelho tivesse objetivo de enriquecer alguém, Cristo não teria dito: Não ajunteis tesouro na Terra”.

Está escrito que Jesus se lançou de chicote em punho para castigar aqueles que passariam à posteridade na condição de “vendilhões do templo”. Não há exata garantia de que o tenha feito. Se não o fez, quem sabe deveria ter feito mesmo.

sábado, 27 de julho de 2024

ESPIRITISMO, EDUCAÇÃO E PRÁTICA SOCIAL

 

Por Alexandre Júnior

        Os atavismos, bem como, o fruto dos nossos aprendizados, as nossas experiências e vivências, as culturas, formam os conjuntos de costumes e hábitos que nos definem.

            Estes aprendizados, podem se dar, de forma traumática, prazerosa, educativa, pedagógica, e até casual. Daí existirem os processos educativos formais e informais.

quinta-feira, 25 de julho de 2024

SEVERIDADE DAS LEIS

 

Por Doris Gandres

Hoje vemos as autoridades competentes dedicarem-se a proporcionar à sociedade maior cobertura legal e jurídica por meio de leis mais rigorosas, exigindo de seus executores em todas as instâncias mais atenção e empenho na sua aplicação criteriosa e imparcial.

Isso de certa forma nos satisfaz, enquanto que, ao mesmo tempo, nos entristece. Se por um lado essa observância mais eficaz tem-se demonstrado capaz de atingir até mesmo aqueles que até a pouco estavam – ou julgavam estar – acima da lei, regozijando-se com a impunidade flagrante, por outro lado vem mostrar claramente o quanto ainda somos uma sociedade necessitada de “rédeas curtas”, “cabresto apertado”.

segunda-feira, 22 de julho de 2024

AONDE NOS LEVARÃO ESSES "PASTORES"?

 

Por Jorge Luiz

            Padre Vieira (1608-1697), orador português da Companhia de Jesus, conhecido pela sua oratória, em conhecido Sermão da Epifania ou do Evangelho (1662), de forma primorosa e original surpreende e comove, devido a sua eloquência, diante da Corte Portuguesa, logo após a expulsão dos jesuítas do Grão Pará e do Maranhão. O Sermão tem como pano de fundo a comemoração do aparecimento dos reis Magos como a primeira manifestação de Cristo aos Gentios. Estes reis foram conduzidos em segurança até o Menino Jesus, pela estrela de Cristo.  

sexta-feira, 19 de julho de 2024

BASES DA "FÉ CEGA"


Por Jerri Almeida

A fé abraâmica definiu profundamente o arcabouço teológico e psicológico das relações entre os homens e o “sagrado”. A rigor, devemos lembrar que Abraão é visto como uma figura importante para as três grandes religiões monoteístas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, isto porque ele representa uma espécie de “encruzilhada” entre os vários povos. Paulo, por sua vez, argumentará que Abraão foi o “pai da fé”. (Romanos 4: v.16-19  e Gálatas 3: v.7)

terça-feira, 16 de julho de 2024

O ESPIRITISMO E OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES¹

 

Por Alexandre Júnior

A família é uma instituição social, que de acordo com Engels (1984), teve início com a origem da propriedade privada, quando os grupamentos humanos passaram de nômades para sedentários. Os grupos foram se acomodando em torno de outros menores até que se constituiu a família, com o contato mais próximo uns dos outros, se desenvolveram os laços afetivos. Foi também nesse momento que surgiu a desigualdade de gênero e o determinismo biológico dos corpos humanos, o qual determinou papéis, status sociais, os quais definiram o lugar que homens e mulheres passariam a ocupar na sociedade. Essa forma de organização social instituiu o modelo de família nuclear, cujo princípio seria o homem mantenedor e a mulher cuidadora do lar. Esse modelo foi estabelecido socialmente como padrão “normal, como modelo a ser seguido”, no entanto, com o desenvolvimento social, todo e qualquer outro modelo fora desse padrão seria considerado desviante. 

sábado, 13 de julho de 2024

QUEM TEM MEDO DO ALGORÍTIMO?

 


Por Ana Cláudia Laurindo

A cada época o mundo das formas cria mocinhos e vilões, para amarmos e temermos.

Já amamos princesas frágeis e odiamos bruxas ardilosas.

Assim muitas mulheres acreditaram no conto do vigário e dedicaram toda a existência a um príncipe, mesmo que em muitos casos tenham encontrado sapos e dragões.

quinta-feira, 11 de julho de 2024

A CRÍTICA NO CONTEXTO ESPÍRITA

 

Por Marcelo Henrique

O exercício da crítica, construtiva e positiva, deve ser seguido por todo interessado no Espiritismo, no sentido de que, sempre, seja realizado um estudo comparativo das mensagens mediúnicas e das obras publicadas como sendo espíritas. A PEDRA DE TOQUE é e será sempre a Codificação Espírita. Isto, contudo, sem deixar de destacar que o próprio Codificador sempre considerou a Filosofia Espírita como uma Doutrina aberta e progressiva, que não foi ditada completa, cabendo aos homens que lhe seguiram completá-la, no diálogo com os Espíritos. Esta é a nossa tarefa: dialogar com os Espíritos (encarnados e desencarnados) para fazer prosseguir a tarefa do esclarecimento espírita para “aqueles que têm olhos de ver e ouvidos de ouvir”.

terça-feira, 9 de julho de 2024

EU VIM PARA SERVIR...

 


  Por Jorge Luiz     

            Os leitores do blog Canteiro de Ideias, possivelmente, tenham observado que este resenhista vem dando destaques em seus artigos à temática das Igrejas Neopentecostais no Brasil. Isso é fato. Sem nenhuma identidade histórica com o cristianismo nascente, as seitas pentecostalistas têm sido instrumentalizadas pela política partidária através de algumas das suas lideranças, e esse crescimento desordenado até pelos propósitos conhecidos, também, tem atraído milícias, narcotráfico, ideias fascistas, e já dispõe uma bancada no parlamento que se destaca pela demanda desconstituída de nenhum valor cristão. A imersão dessa temática busca construir uma tomada de consciência de nós espíritas das reais ameaças que, à penumbra, avançam e ameaçam a sociedade como um todo.

domingo, 7 de julho de 2024

EDUCAÇÃO: LIBERTAÇÃO E SEGURANÇA

 

Por Doris Gandres

“Um povo educado é fácil de governar, difícil de dominar e impossível de escravizar”. George Washington

“É pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a humanidade”. Allan Kardec

sexta-feira, 5 de julho de 2024

EDCUAÇÃO E SAÚDE - O TEMÍVEL AUTOEXTERMÍNIO*

 

 Por Américo Domingos N.Filho

Pesquisando na Internet, observamos, com os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde, que o Brasil está em oitavo lugar no mundo, em comparação com os outros países em maior número de suicídios. Em ordem de incidências foram apontados a Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.

quarta-feira, 3 de julho de 2024

NO FIO DA NAVALHA

 

Por Marcelo Henrique

Essa curiosa expressão (No Fio da Navalha) pode ter como cenário qualquer dos ambientes em que estivermos inclusos, neste quadrante do espaço-tempo.

A equidistância

Que nos separa do semelhante pode nos permitir aproximação e distanciamento, entendimento ou repulsa, até mesmo por sobrevivência (tranquilidade).

Somos um conjunto de experiências adquiridas que vão moldando o conhecimento individual e permitindo sua aplicabilidade nas esquinas da existência espiritual.