sexta-feira, 30 de agosto de 2024

VOCÊ É POVO OU MASSA PARA O CAPITALISMO?

 

Por Ana Cláudia Laurindo

Estudar a sociedade não é tarefa fácil, porque no início aprendemos a conviver com o poder chamando de sociólogos e cientistas políticos aqueles que nunca estudaram Ciências Sociais e de política apenas entendem o valor econômico do processo que os envolve, ou seja, agradar ao poder.

O que parece ruim se torna bom, porque sedimenta a análise e o perfil sério de quem escreve com base em ciência e vivência, no desapego das migalhas senhoriais, sendo gente entre gente, a sobreviver com lutas impostas e acrescentadas pelas perseguições veladas ou não.

terça-feira, 27 de agosto de 2024

A ESPERANÇA EQUILIBRISTA

 

Por Jorge Luiz

“Eu ando pelo mundo divertindo gente/Chorando ao telefone/E vendo doer a fome dos meninos que têm fome/Pela janela do quarto/Pela janela do carro/Pela tela, pela janela/Quem é ela, quem é ela?/Eu vejo tudo enquadrado/Remoto controle/Eu ando pelo mundo/E os automóveis correm para quê?/As crianças correm para onde?”

O paralelismo semântico de Adriana Calcanhoto na poesia Esquadros, da qual pincei os versos acima, é de uma riqueza verbal tamanha que saindo da subjetividade da autora, permite a qualquer curioso moldá-la às múltiplas possibilidades de sentidos, no contexto das crises existenciais do homem nos dias atuais. Quem se permite ao exercício, perceberá os indivíduos submetidos a uma velocidade alucinante, imposta por um sistema que leva esses indivíduos a viverem as próprias contradições desse sistema, que se reproduz em relações baseadas em formas de mercadorias. Eu faço isso, constantemente.

domingo, 25 de agosto de 2024

PLATÃO E O ESPIRITISMO

 


Por Jerri Almeida

A filosofia nas suas origens gregas buscou interpretar o enigma da vida numa dimensão gnoseológica e ontológica. Das interpretações míticas iniciais, aos vôos consideráveis da razão, os filósofos gregos ampliaram os modelos explicativos da vida e da própria natureza humana.

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

PROGREDIR SEMPRE - LEI DIVINA

 

Por Doris Gandres

Bem conhecia Allan Kardec e o Espiritismo o Sr. Victorien Sardou, quando mandou gravar a seguinte frase no alto do dólmen tumular de Kardec, no cemitério Pierre Lachaise, em Paris: “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar – tal é a lei”. Não seria possível definir melhor com tão poucas palavras essa misericordiosa lei de Deus, a Lei do Progresso, que, além de garantir a nossa imortalidade, ainda nos oferece oportunidades ilimitadas de fazer e refazer até aprendermos a fazer o bem.

terça-feira, 20 de agosto de 2024

INVISÍVEIS TAMBÉM SE COMPRAZEM EM ILUDIR

 

Por Orson P. Carrara

Sabe-se que os espíritos não sabem tudo. Eles nada mais são que homens e mulheres que já deixaram a vida material ou estão para nela retornar, e que guardam conteúdos morais, intelectuais, emocionais e psicológicos, habilidades, tendências e gostos do estágio em que se encontram. Há que se lembrar que a morte não é uma varinha mágica que transforma o espírito; este terá que evoluir pelo esforço próprio visando o aprimoramento intelecto moral. E como não há privilégios, nem preferências, todos teremos que trilhar esse caminho.

sábado, 17 de agosto de 2024

A BÍBLIA: SACRALIZADA POR QUEM?

 

Por Jorge Luiz

            É sempre positivo adotarmos o apóstolo Paulo como divisor das consideradas antiga e nova alianças, ou seja, o que passou a ser conhecido como Antigo (A.T.) e Novo Testamento (N.T). Escreve Paulo aos Colossenses, 2:28: “Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.”

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

HÁ EXPLICAÇÕES ESPIRITUAIS PARA A QUEDA DO VOO DA VOEPASS?¹

 

Por Dora Incontri

Lamento voltar a essa coluna, depois de um mês de férias, tocando num tema tão triste e delicado: a queda trágica do voo da VoePass em Vinhedo. Mas não posso deixar de comentar alguns pontos importantes, quando a comoção pública sempre acaba por puxar questões metafísicas e espirituais para tratar de desastres coletivos.

O assunto é sensível, porque a dor é tão absurda para aqueles que a estão vivendo, que se pode dizer que é quase um sacrilégio metermos a colher de ideias particulares no meio do sofrimento alheio. E isso acontece sobretudo com espíritas apressados e superficiais que geralmente vêm a público para dar “explicações” do ocorrido. Desta vez, tive a sorte de não ver ainda nenhuma especulação do tipo, como muitos costumam fazer, e trago logo um texto preventivo de tais disparates.

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

PORQUE TODOS NOS CALAMOS!

 

 

Por Marcelo Henrique

A nossa indignação

É uma mosca sem asas

Não ultrapassa as janelas

De nossas casas – In (dig) nação, Skank.

 

Primeiro eles vieram com a exaltação à “santidade” e à “pureza”, ou “perfeição” do Homem de Nazaré. Deturparam textos de Kardec, com traduções bizarras.

E você se calou!

Depois, resolveram editar “Os quatro evangelhos” e, de modo massificado, utilizaram o expediente da publicidade em sua revista oficial, a da Reforma – não por acaso – divulgando a obra com o seu epíteto “a revelação da revelação”, porque “precisavam” de “novidades”.

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

PATERNIDADE E SEUS ASPECTOS

 

Por Doris Gandres

Agosto, mês em que há muito tempo se comemora e homenageia os pais. Gesto de carinho e reconhecimento que vem se tornando praticamente uma tradição. Gesto merecido e dever de todo filho, independentemente de quem seja o pai e onde esteja.

terça-feira, 6 de agosto de 2024

EU CREIO!

 

Imagens da internet

Por Jorge Luiz

                Vive-se no Brasil e no mundo realidades distópicas. A crença do sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), acerca do desencantamento do mundo que ocorreria pelo abandono a partir da magia como meio de salvação, que através da racionalidade ou racionalização, as experiências religiosas  seriam substituídas por uma prática induzida pela ética, não ocorre. O catolicismo na Alemanha está em crise, e segundo dados da Conferência de Bispos da Alemanha, centenas de milhares de pessoas abandonam formalmente a Igreja Católica a cada ano. No Brasil, o catolicismo segue seu encolhimento a despeito do crescimento das seitas neopentecostais.

sábado, 3 de agosto de 2024

O TEMPO E NÓS!

 


Por Jerri Almeida

O tempo há de poder acolher o espírito, por assim dizer. E o espírito há de ser, por sua vez, afim com o tempo e com a sua essência.  (Heidegger)

 

Narra-se, no vasto universo da mitologia grega, que Urano, o Céu, fez cair sobre a Terra o seu sêmen e, desta união, nasceram as Titânidas e os Titãs. Dentre os Titãs encontrava-se Cronos, o Tempo. Sem piedade, Cronos devorava seus próprios filhos, da mesma forma que o tempo devora as criaturas humanas. Mas Zeus, um de seus filhos, consegue escapar e, por esse fato, conquista a imortalidade. Mais tarde, Zeus, retira seu pai do poder, tornando-se o mais importante deus grego. Mas Zeus, conforme era comum nas narrativas míticas, casa-se com uma mulher não-humana, uma Titânida chamada Mnemósine, a Memória. Mnemósine era irmã de Cronos, portanto, a memória é irmã do tempo.