O caminho de Damasco é o símbolo da
transformação espiritual do homem. Desde o encontro de Paulo com o Cristo e sua
radical autotransformação, a meta de todos os cristãos é o encontro
transformacional na estrada de Damasco de cada um.
Transformações
radicais da forma de enxergar o mundo podem ser vistas na literatura religiosa,
de forma mística, mitológica e folclórica. Transformações verdadeiras são
construídas à custa de muito esforço e longo sacrifício.
A
literatura médica defronta com histórias de transformações radicais, que,
guardadas as devidas proporções, podem ser comparadas com o numinoso evento do
caminho de Damasco. O único relato de caso brasileiro de Experiência de
Quase-Morte (EQM), é um relato transformacional descrito pela literatura médica
(Braghetta, Santana et al. 2013). Os autores descrevem a transformação de um
homem condenado por vários crimes, incluindo assassínios, após ter passado por
fenômeno de EQM.
A
EQM ainda não é compreendida em sua totalidade mas ocorre quando a vida
biológica cessa temporariamente, a ponto de os registros elétricos de atividade
cerebral e cardíaca estarem planos, compatíveis com estado de morte clínica.
A
EQM ocorre em até 12% dos que sofreram parada cardiorrespiratória (Van Lommel,
van Wees et al. 2001) e tem como característica o relato de vivencias anômalas,
com características místicas, como encontro com a luz e com seres desencarnados
(Hood 2005). O aspecto mais interessante da EQM, todavia, é a transformação
pessoal que os que passaram pela experiência relatam. Essa transformação pode
ser verificada através de escalas próprias e específicas, capazes de detectar
mudanças pessoais importantes, como aumento da resiliência e da forma de
enfrentar a realidade (Greyson 1983). Uma revisão interessante sobre EQM foi
publicada em língua portuguesa (Greyson 2007).
Existem
tentativas para localizar no cérebro uma área responsável pelas experiências
místicas durante a EQM (Britton and Bootzin 2004), mas esses ensaios
paradoxalmente desconsideram que, na EQM, o cérebro não funciona (evidenciado
por ausência de sinais de atividade elétrica pelo EEG).
Concluímos,
como espírita e médico, que o ser espiritual, durante a EQM, passa por
experiência transformacional comparável com os relatos bíblicos, notadamente
com a transformação de Paulo de Tarso.
Braghetta,
C. C., et al. (2013). "Impact of a near-death experience and religious
conversion on the mental health of a criminal: case report and literature
review." Trends in Psychiatry and Psychotherapy 35(1): 81-84.
Britton,
W. B. and R. R. Bootzin (2004). "Near-death experiences and the temporal
lobe." Psychological Science 15(4): 254-258.
Greyson,
B. (1983). "The near-death experience scale: Construction, reliability,
and validity." The Journal of nervous and mental disease 171(6): 369-375.
Greyson,
B. (2007). "Experiências de quase-morte: implicações clínicas." Rev
Psiq Clín 34(Supl 1): 116-125.
Hood,
R. W. (2005). "Mystical, spiritual, and religious experiences."
Handbook of the psychology of religion and spirituality: 348-364.
Van
Lommel, P., et al. (2001). "Near-death experience in survivors of cardiac
arrest: a prospective study in the Netherlands." The Lancet 358(9298):
2039-2045.
Pertinente a abordagem do confrade Jorge Daher. O filme "Salvo pela Luz", baseado em fatos reais, é um exemplo do uma EQM pode proporcionar.
ResponderExcluirVale a pela ver:https://www.youtube.com/results?search_query=salvo+pela+luz