Os horizontes estão turvos. No Brasil e no
mundo. Ameaças à liberdade (a pouca que existe), o capitalismo predatório cada
vez mais buscando limitar qualquer poder estatal que lhe controle a sanha
devoradora.
Mas nos Estados Unidos, bem onde se radica o império
do capital, recente pesquisa mostra que metade dos jovens lá não apoiam o
capitalismo. (veja mais)
Por que?
O capitalismo perdeu as máscaras. Ele faz
escravos na China, na África, na Índia, no Brasil, numa cidade como Londres ou
São Paulo. Ele ataca a natureza e desequilibra o planeta. Ele destrói o solo e
cria sementes sem vida. Ele promove guerras para sustentar a indústria de armas
e remanejar as peças de xadrez do poder no mundo. Ele submete a Ciência aos
seus interesses. Ele invade a religião, tornando-a um negócio rentável. Ele
toma conta da grande mídia, para controlar as mentes desavisadas. Ele quer cada
vez mais ter nas mãos os sistemas educacionais, para formatar pessoas ajustadas
e submissas ao mercado. No sistema capitalista, o ser humano não é fim, mas é
meio, é instrumento, é descartável, é escravizável, é manipulável, para o
enriquecimento absurdo de uns poucos. Isso não é crítica ideológica: são
números. 1% da população mundial detém a mesma riqueza que os 99% restantes.
Basta olhar a África, a Índia, basta olhar as periferias violentas de todas as
grandes metrópoles, de Nova Iorque a Paris.
E então? Qual a alternativa para esse cenário
trágico? É claro que, ao contrário do que pensa uma multidão desinformada,
manipulada e que repete chavões da época soterrada da guerra fria, ninguém
advoga hoje no mundo (pelo menos não há grupos significativos nessa linha) um
socialismo na linha soviética, com um Estado totalitário, centralizador. Quando
os defensores do neoliberalismo, sobretudo no Brasil, gritam palavras de ódio
para chamar de comunistas os críticos desse sistema, estão pensando nesse
modelo stalinista, superado historicamente e que não tem mais o mínimo clima
para ressurgir das cinzas. Num cenário em que o presidente dos Estados Unidos
visita Cuba, pode-se afirmar que não há mais essa polarização à moda da década
de 60 no mundo. Ao contrário, temos um modelo econômico hegemônico, dominado
pelos bancos e grandes corporações.
Diante desse modelo, os Estados de bem-estar
social estão perdendo rapidamente terreno, tornando-se o que o neoliberalismo
mais selvagem prega: o Estado mínimo. O que significa esse Estado mínimo? É
aquele que não protege quem trabalha, mas deixa livre o capital para explorar o
trabalhador como quiser (vi essa semana um vídeo de Olavo de Carvalho, um dos
mentores da direita nacional, defendendo o trabalho infantil!! E estamos agora
no Brasil com a ameaça quase concretizada da abolição da CLT). Não protege a
natureza, mas deixa livre a exploração (como a que foi feita em Mariana e que
redundou na tragédia que conhecemos). Não procura formar cidadãos pensantes
através da educação, mas entrega as crianças e os jovens à doutrinação
mercadológica de escolas, que tratam o aluno como cliente. A mercantilização da
Educação a esvazia de sua essência pedagógica. Alunos são clientes, que estão
comprando um produto. Os professores são os empregados da empresa, que vende
esse produto.
Podemos
sonhar com a volta de um Estado forte que se oponha a tudo isso? Não creio,
porque o Estado já deu mostras de ser um aliado desse capital, mesmo quando
subam ao governo pelas vias democráticas, pessoas e grupos que queiram fazer
algo pelo social – porque a própria democracia é financiada pelo capital e eis
aí a impossibilidade de se avançar muito, mesmo com as melhores intenções.
Aliás, o problema também no cenário do capital, é que as melhores intenções na
maioria das vezes são compradas. Um Mujica é caso raro no mundo.
Qual o
caminho então? É o que os anarquistas do século XIX já propunham: a autogestão,
o cooperativismo, a ajuda mútua, as associações livres… Nem o capital impessoal
e internacional, nem os organismos estatais por ele financiados, alimentando
políticos desonestos e incompetentes (que não os há só no Brasil, mas em toda
parte e também não são necessariamente os 100%, mas quem sabe 90 ou 95% deles!)
Mas sim atividades produtivas, educacionais, culturais, tecidas por pessoas
livres que cooperam umas com as outras. Um voltar-se para o local, para a
associação, para a liberdade de ação e a solidariedade mútua.
Utópico? Já começa a acontecer isso em vários
lugares do planeta e a internet facilita essa formação de redes de cooperação.
O próprio capitalismo vai morrer por falta de
espaço para mais consumo, como prevê Jeremy Rifkin.
Tudo isso me veio à mente diante da tragédia
que está acontecendo com a Educação no Brasil. Há muitas décadas que a Educação
pública tem sido sucateada, talvez num projeto pensado de propósito para
feri-la de morte. Grupos internacionais estão se apossando de universidades e
escolas particulares (e de editoras), submetendo cada vez mais a educação de
nossos jovens às frias leis de mercado, que não têm nenhum comprometimento com
qualidade, criticidade e… verdadeira educação. Agora, estamos assistindo no
próprio Estado de São Paulo, um desmonte sistemático das escolas e das
universidades públicas. Nesse futuro (des)governo federal, que nos caiu na
cabeça agora, já se anunciam cortes drásticos nesse setor e na Saúde (duas
áreas nevrálgicas do bem-estar social e da cidadania).
O cenário pode parecer desesperador. Mas os
jovens valentes que estão ocupando as escolas mostram que há cidadania,
liderança e indignação suficiente para contarmos com as novas gerações, para um
futuro melhor. Esse futuro, penso, não passa mais por uma democracia
representativa, financiada por empreiteiras, mineradoras, agronegócios. Esse
futuro tem que caminhar para nos libertar do capital acumulado, do Estado que o
protege e joga a polícia em cima dos cidadãos que protestam. Esse futuro tem
que nos empoderar para construirmos as nossas escolas, as nossas universidades,
as nossas linhas de produção e de gestão. Para isso, temos que aprender a
renunciar à vontade de poder, aprender a não nos vendermos jamais e a
considerarmos o bem-estar de todos, a condição para o nosso próprio bem-estar!
Esse futuro depende do empenho pessoal de cada
um e da associação colaborativa, solidária entre os que querem um mundo melhor.
Portanto, depende de nós! Não desistamos de construí-lo, por mais nos pareçam
turvos os horizontes, pois todos os sistemas injustos, os governos ilegítimos,
os opressores do povo, um dia caem. E sobre suas ruínas, hão de brotar as
flores do amanhã.
fonte: https://bloguniversidadelivrepampedia.com
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