Embora algumas pessoas que se intitulam
espíritas pensem o contrário, podemos afirmar, com segurança, baseado em
Kardec, que a Doutrina Espírita é essencialmente cristã. Por que, então, a negação por parte de alguns
desavisados companheiros de ideal? Será que desconhecem a Codificação
Kardeciana?
Lembramos, com detalhes, de reunião mediúnica, onde fomos incumbidos da
tarefa de doutrinar certa entidade que se dizia incrédula, descrente da
Divindade, fechada à compreensão da presença do Criador, como artífice maior da
Vida, o nosso Excelso Pai, amoroso e justo para todo o sempre.
Ficamos algumas horas em debate e, após o encerramento do assunto, sem
termos notado qualquer mudança de opinião por parte do irmão ateu, ele,
apresentando-se momentaneamente inseguro, declara, altíssimo que, se tudo o que
tínhamos dito era realidade, pediria, então, reencarnação em lar espírita.
Ao
mesmo tempo, invigilantes, pensamos: "Mais um 'herege' dentro do Movimento
do Consolador prometido por Jesus; mais uma voz a discordar do aspecto
religioso da Doutrina dos Espíritos; mais um irmão eivado com o ranço
materialista da negação do Cristo e do Seu Evangelho redentor; mais um apto
somente para o aspecto científico, em detrimento das outras duas escoras do
tripé: a filosófica e a religiosa”.
Sabemos que Jesus disse que, em sua época, não poderia ministrar outras
preciosas lições, desde que os homens ainda não estavam habilitados ao seu
entendimento. Devido ao atraso evolutivo, não se encontravam preparados para
granjear ensinos mais profundos.
O
importante é que o Mestre nos deixou uma esperança: mandaria o Espírito de Verdade,
que relembraria as suas valiosas informações e traria outras ainda mais
completas e sólidas, de melhor entendimento (João 14:26). Esse Consolador vem
complementar o Cristianismo do Cristo, não deixando mais órfã a Humanidade,
aprisionada nas teias do Cristianismo dos homens, onde a essência puríssima do
ensino de Jesus foi maculada e adulterada por mãos inescrupulosas, nas
bolorentas dependências clericais.
O
Espiritismo não surgiu somente para reviver a Doutrina Cristã dos tempos
primevos, ainda não corrompida pelo poder temporal ligado ao sacerdócio
organizado de antanho. A crença espírita vai mais longe: completa o ensino do
Mestre através da gloriosa presença do Espírito de Verdade entre nós,
ministrando a Kardec, por diversos médiuns, lições que podem, agora, ser
suportadas (João 16:12), devido ao progresso científico hodierno.
O
Mestre de Lyon afirma que o Espiritismo é a doutrina do Cristo de acordo com o
progresso das luzes atuais (A Gênese, edição FEB, pág. 324).
Através da Codificação Espírita, o Cristianismo
sofre um processo de libertação, não mais estagnado no tempo e no espaço,
porquanto disse o Mestre que, através do Espírito de Verdade, falaria
abertamente sobre o Pai (João 16:25), guiando-nos a toda a verdade (João 16:13).
Léon Denis diz que "depois de séculos de silêncio, o mundo
invisível se descerra; ilumina-se e agita-se até as suas maiores profundezas.
As legiões do Cristo e o próprio Cristo estão em atividade. SOOU A HORA DA NOVA
DISPENSAÇÃO" (Cristianismo e Espiritismo, ed. FEB, pág. 260).
O
Apocalipse relata a predição de uma nova era em que as boas novas seriam
proclamadas pela pregação do evangelho eterno (Apocalipse 14:6). Nós,
espíritas, já estamos vislumbrando a alvorada dessa afortunada época,
porquanto, através de nossos próprios passos, atingiremos essa meta.
Nós, seguidores de Jesus e de Kardec, fomos constituídos "ministros
de um novo testamento, não da letra que mata, mas do espírito que
vivifica" (2 Coríntios 3:6). A partir da disseminação desse
"Evangelho Eterno", as leis de Deus não serão apenas conhecidas, mas
vivenciadas no coração dos homens (Jeremias 31:33).
Então, estaremos diante da razão amalgamada com a fé, o conhecimento
científico dando sustento à religião, não mais uma crença alicerçada em
fundamentos míticos ou místicos e, sim, o verdadeiro "religare", a
profunda comunhão com Deus, sem hierarquias e sem dogmatismos, conforme
preconizou o Mestre, falando à mulher samaritana, junto à fonte de Jacó: "Deus é espírito; e importa que O adorem
em espírito e em verdade" (João 4:24).
O ESPIRITISMO É CRISTÃO
Inobstante o que já trouxemos até aqui de subsídios favoráveis à tese de
ser a Doutrina dos Espíritos uma crença cristã, transcrevemos, agora, mais
alguns ensinos comprobatórios:
1 - "Jesus é o tipo mais perfeito que Deus
tem oferecido ao homem para lhe servir de guia e de modelo". (Espíritos
Superiores, O Livro dos Espíritos, questão 625, pág. 308, FEB);
2 - "Estamos incumbidos de preparar o
reino do bem que Jesus anunciou" (Espíritos Superiores, O Livro dos
Espíritos, questão 627, pág. 309, FEB);
3 - "Todas as verdades se encontram no
Cristianismo, os erros que nele se enraizaram são de origem humana... (O
Espírito de Verdade, O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. VI, n° 5, pág. 99,
IDE);
4 – “Aproxima-se a hora em que te será
necessário apresentar o Espiritismo qual ele é mostrando a todos onde se
encontra a verdadeira doutrina ensinada pelo Cristo. Aproxima-se a hora em que,
à face do céu e da Terra, terás de proclamar que ‘o Espiritismo é a única
tradição verdadeiramente cristã’ e a única instituição verdadeiramente divina e
humana". (Espíritos Superiores a Allan Kardec, Obras Póstumas, pág. 308,
FEB);
5 - "O Espiritismo, partindo das próprias
palavras do Cristo, é consequência direta da sua doutrina" (Kardec, A
Gênese, cap. I, nº 30, pág. 28, FEB);
6 - "O Espiritismo é obra do Cristo que o
preside..." Kardec, "O Evangelho Segundo o Espiritismo", pág.
36, IDE);
7 - "O ensino dos Espíritos é
eminentemente cristão" (Kardec, comentário da questão 222 de O Livro dos
Espíritos, pág. 152, FEB;
8 - "O verdadeiro espírita como o
verdadeiro cristão são a mesma coisa" (Kardec, O Evangelho Segundo o
Espiritismo, pág. 223, IDE);
9 - "O Espiritismo vem realizar no tempo
certo as promessas do Cristo" (Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo,
cap. XXIII, n° 17, pág. 281, IDE);
10 - Não poderíamos deixar de veicular a
afirmação de Kardec, retirada de O Livro dos Médiuns: "A bandeira que
desfraldamos, bem alto é a do ESPIRITISMO CRISTÃO e humanitário...”, pág. 434,
ED. FEB;
11 - Para finalizar, esta obra-prima que o
Codificador não propagara por ser um Espírito Superior já destituído das
paixões inferiores, mas que foi publicada após a sua desencarnação: "Conta conosco e conta sobretudo com a
grande alma do Mestre de todos nós, que TE PROTEGE DE MODO MUITO PARTICULAR” (Os
grifos são nossos - Obras Póstumas, pág. 308, FEB).
O
Mestre de todos nós, certamente, é Jesus e a sua doutrina é essencialmente
libertadora e misericordiosa. Então, busquemos sua preciosa presença, através
de nossas preces e atos caridosos. Ele sempre estará conosco, assim como
prometera, até o final de nosso ciclo evolutivo (Mateus 28:20).
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