No Japão, tarefas escolares como limpeza da
sala de aula são feitas pelos próprios alunos que ainda têm atividades
extracurriculares de esporte e artes que instruem para o respeito à coisa
pública e a importância do trabalho em grupo. Além das aulas, a rotina de um
professor no Japão inclui aconselhamento, serviços administrativos e visitas às
casas dos alunos. Valoriza-se a aprendizagem ativa, onde o aluno é
protagonista, e o professor mediador, sempre com o envolvimento da família na
educação para se alcançar os melhores resultados.
Na verdade, os pais são responsáveis pelo
desenvolvimento dos valores dos filhos e não devem apostar na escola para
exercer essa tarefa. Um pai autêntico éaquele que cultiva em casa a cidadania
familiar. Ou seja, ninguém em casa pode fazer aquilo que não se pode fazer na
sociedade. É preciso impor a obrigação de que o filho faça isso, e assim
cria-se a noção de que ele tem que participar da vida comunitária. Não há
dúvida de que ante as balizas do bom senso e moderação os pais precisam
estabelecer limites. Porém, essa exigência é muito mais acompanhar os limites
daquilo que o filho é capaz de fazer.
Até os sete anos de idade aproximadamente é o
período infantil mais acessível às impressões que se recebe dos pais, razão
pela qual os pais não podem esquecer o dever de orientar os filhos quanto aos
conteúdos morais. “O pretexto de que a criança deve desenvolver-se com a máxima
noção de liberdade pode dar ensejo a graves perigos (…) pois o menino livre é a
semente do celerado.” [1]
E mais, diante dos filhos insurgentes e
incorrigíveis, insensíveis a todos os processos educativos, “os pais, depois de
movimentar todos os processos de amor e de energia no trabalho de orientação
deles, é justo que esperem a manifestação da Providência Divina para o
esclarecimento dos filhos rebeldes, compreendendo que essa manifestação deve
chegar através de dores e de provas acerbas, de modo a semear-lhes, com êxito,
o campo da compreensão e do sentimento”. [2]
O período infantil é propício para deixar o
espírito mais acessível aos bons conselhos e exemplos dos pais e educadores,
pois o espírito é mais flexível em face da debilidade física, daí a tarefa de
reformar o caráter e corrigir suas más tendências. Sob o ponto de vista moral,
Allan Kardec faz comentário à questão 685-A de O Livro dos Espíritos: “Há um
elemento que não se ponderou bastante, e sem o qual a ciência econômica não
passa de teoria: a educação. Não a educação intelectual, mas a moral, e nem
ainda a educação moral pelos livros, mas a que consiste na arte de formar os
caracteres, aquela que cria os hábitos adquiridos”. [3]
Todos temos necessidade de instrução e de amor.
A escola é um centro de indução espiritual, onde os mestres de hoje continuam a
tarefa dos instrutores de ontem. A educação, com o cultivo da inteligência e
com o aperfeiçoamento do campo íntimo, em exaltação de conhecimento e bondade,
saber e virtude, não seráconseguida tão só à força de instrução, que se imponha
de fora para dentro, mas sim com a consciente adesão da vontade que, em se
consagrando ao bem por si própria, sem constrangimento de qualquer natureza,
pode libertar e polir o coração, nele plasmando a face cristalina da alma,
capaz de refletir a Vida Gloriosa e transformar, consequentemente, o cérebro em
preciosa usina de energia superior, projetando reflexos de beleza e sublimação.
[4]
A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura
deve receber as bases do sentimento e do caráter. Os estabelecimentos de
ensino, propriamente do mundo, podem instruir, mas só o instituto da família
pode educar. É por essa razão que a universidade poderá fazer o cidadão, mas
somente o lar pode edificar o homem. [5]
O período infantil, em sua primeira fase, é o
mais importante para todas as bases educativas, e os pais espiritistas cristãos
não podem esquecer seus deveres de orientação dos filhos, nas grandes
revelações da vida. Em nenhuma hipótese essa primeira etapa das lutas
terrestres deve ser encarada com indiferença. O pretexto de que a criança deve
desenvolver-se com a máxima noção de liberdade pode dar ensejo a graves
perigos. Já se disse no mundo que o menino livre é a semente do celerado.
Especialmente na primeira infância os pais espíritas devem alimentar o coração
infantil com a crença doutrinária, com a bondade, com a esperança e com a fé em
Deus.
Referências bibliográficas:
[1] XAVIER, Francisco Cândido. O
Consolador. Pelo Espírito Emmanuel. 17. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1995, perg.
113
[2] Idem perg. 190
[3] KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos.
São Paulo: questão número 685, Ed. Feesp, 1972.
[4] XAVIER, Francisco Cândico.
Pensamento e Vida, ditado pelo Espírito Emmanuel , RJ: Ed. FEB, 1997
[5] Idem
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