Acesso praticamente zero às salas de cinema
tiveram as cópias do documentário Betinho – A Esperança do Equilibrista (2015),
por sorte, o filme já está disponível no Canal Brasil.
Em determinada parte do filme, Betinho
(Herbert de Souza) ao comentar a mobilização da sociedade ao programa social Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria
e pela Vida diz que a adesão foi além da caridade, foi solidariedade!
Uma das máximas do espiritismo é “Fora da caridade não há salvação”,
sendo que o texto atribuído à Paulo de Tarso no Evangelho Segundo o Espiritismo
é o mais forte sobre esse assunto.
A caridade é uma das virtudes teologais da
Igreja Católica: fé, esperança e caridade. A caridade nos textos clérigos que
pesquisei aparece como sinônimo de amor. O ato de amar ao próximo como a si
mesmo é mencionado nos textos de caridade, como se caridade fosse o caminho de
aprender a amar, e por consequência, aprender a amar a Deus.
Não por acaso, o texto de Paulo segue essa
linha de pensamento amplo de amor ao próximo.
A reflexão sobre o sentido da caridade nos textos
espíritas é importante, sabe-se que o movimento no Brasil é bem visto pelas
suas ações assistencialistas, porém como conduta ética frente aos embates do
mundo talvez seja preciso mais discussão, inclusive para ir além dos atuais
bons resultados.
Nas organizações espíritas, existem a classe
daqueles que praticam a caridade e daqueles que são assistidos. Nesse momento,
as palavras de Betinho fazem muito sentido e podem ajudar nas discussões
possíveis sobre esse assunto: sejamos solidários e não somente caridosos.
Nos dicionários, a palavra caridade está
sempre ligada à benevolência e beneficência, geralmente com menção a dar
esmolas. Solidariedade, por outro lado, está ligada à ação de pessoas em prol
de outrem, conjunção de interesses, interdependência de pessoas.
Aquele que é caridoso pode não ser solidário;
a caridade pode ser unilateral e solitária. A solidariedade necessita de uma
comunhão de pessoas e interesses, pode trazer todos para dentro das ações.
Betinho, por exemplo, tinha muitos dos membros das comunidades alvo da ação
contra a fome e miséria nos comitês organizadores e, inclusive, nos comitês
deliberativos de sua ONG.
Concluindo, a palavra assistencialismo está
ligada a ações pontuais de alguém ajudando alguém, e deixando claro que aquele
que ajuda não se envolve, de forma intensiva, com quem é ajudado. Dessa forma,
se formos levar a palavra caridade nos conceitos teologais, conceito que
aparentemente foi o utilizado por Paulo no Evangelho Segundo o Espiritismo, os
discursos de caridade devem ser ampliados nas organizações espíritas de forma a
buscar a prática de um amor emancipatório, onde e quando todos estão lado a
lado, quebrando lógicas sociais que se impõem nas sociedades nas áreas de
gênero, renda, ensino, credo, étnica e etc, algo que Betinho buscava sob o
sentido da palavra solidariedade.
Vejam a mensagem de Paulo no Evangelho segundo
o Espiritismo.
I – Fora Da Caridade Não Há Salvação
PAULO
Paris, 1860
10 – Meus filhos, na máxima: Fora
da caridade não há salvação, estão contidos os destinos do homem sobre a Terra
e no céu. Sobre a Terra, porque, à sombra desse estandarte, eles viverão em
paz; e no céu, porque aqueles que a tiverem praticado encontrarão graça diante
do Senhor. Esta divisa é a flama celeste, coluna luminosa que guia os homens
pelo deserto da vida, para conduzi-los à Terra da Promissão. Ela brilha no céu
como auréola santa na fronte dos eleitos, e na Terra está gravada no coração daqueles
a quem Jesus dirá: “Passai à direita, benditos de meu Pai”. Podeis
reconhecê-los pelo perfume de caridade que espargem ao seu redor. Nada exprime
melhor o pensamento de Jesus, nada melhor resume os deveres do homem, do que
esta máxima de ordem divina. O Espiritismo não podia provar melhor a sua
origem, do que a oferecendo por regra, porque ela é o reflexo do mais puro
Cristianismo. Com essa orientação, o homem jamais se transviará. Aplicai-vos,
portanto, meus amigos, a compreender-lhe o sentido profundo e as consequências
de sua aplicação, e a procurar por vós mesmos todas as maneiras de aplicá-la.
Submetei todas as vossas ações ao controle da caridade, e a vossa consciência
vos responderá: não somente ela evitará que façais o mal, mas ainda vos levará
a fazer o emporque não basta uma virtude negativa, é necessária uma virtude
ativa. Para fazer o bem, é sempre necessária a ação da vontade, mas, para não
fazer o mal, bastam frequentemente à inércia e a negligência.
Meus amigos, agradeçam a Deus, que vos
permitiu gozar a luz do Espiritismo. Não porque somente os que a possuem possam
salvar-se, mas porque, ajudando-vos a melhor compreender os ensinamentos do
Cristo, ela vos torna melhores cristãos. Fazei, pois, que vos vendo, se possa
dizer que o verdadeiro espírita e o verdadeiro cristão são uma e a mesma coisa,
porque todos os que praticam a caridade são discípulos de Jesus, qualquer que
seja o culto a que pertençam.
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