sábado, 31 de outubro de 2020

DE ENLUTADA A CRIMINOSA: MISOGINIA NO MP E JUDICIÁRIO

 


Na hora exata em que tomei conhecimento da decisão do juiz de Maravilha, no sertão alagoano – acatando denúncia de um promotor do citado município contra uma mãe que se encontra em luto por uma filha de seis anos, estuprada e morta – precisei parar e sair um pouco do lugar onde estava. (saiba mais)

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

O ESPÍRITO: NEM TÃO DESCONHECIDO ASSIM

 

 

“No decorrer de poucos séculos, seres humanos inteligentes, de todas as posições sociais, puderam fazer algo que teria estarrecido as gerações anteriores: negar a própria existência do espírito.” (Ken Wilber)

 

O documentário “O Dilema das Redes” (assista), cujo roteiro é desenvolvido por ex-executivos das maiores empresas do Vale do Silício e acadêmicos, retrata o vício e os impactos negativos das redes sociais sobre pessoas e comunidades como resultados de estratégias criadas para manipular emoções e comportamentos e manter usuários conectados. É digno de nota que em determinado momento do documentário um dos executivos assim se expressa: “dois tipos de indústria chamam clientes de usuários: a das drogas ilegais e a de softwares.”

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

O ESPÍRITA E A SEGURANÇA PÚBLICA - PARTE I "BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO"

 NOVO ARTICULISTA: Filipe Luiz Albani, professor de Português e Inglês e mestre em Linguística. Trabalhador da Casa Espírita Deolindo Amorim (Teresópolis-RJ) e coordenador de diversidade e povo preto do Coletivo de Estudos Espiritismo e Justiça Social (CEJUS). Seja bem-vindo!


“... a morte apenas o livra da presença material do seu inimigo, pois que este o pode perseguir com o seu ódio, mesmo depois de haver deixado a Terra; que, assim, a vingança, que tome, falha ao seu objetivo, visto que, ao contrário, tem por efeito produzir maior irritação, capaz de passar de uma existência a outra. Cabia ao Espiritismo demonstrar, por meio da experiência e da lei que rege as relações entre o mundo visível e o mundo invisível, que a expressão: extinguir o ódio com o sangue é radicalmente falsa, que a verdade é que o sangue alimenta o ódio, mesmo no além-túmulo.” (ESE, Cap. 12, item 5)

             No dia 19/10/2020, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública disponibilizou o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, trazendo dados do segundo semestre de 2019 e do primeiro semestre de 2020. O resultado coloca em xeque duas afirmações correntes no movimento espírita: (1) O Brasil é a pátria do evangelho; (2) estamos a caminho de um planeta de regenerados.

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

SALVO-CONDUTO

 


Quando escrevia o livro Quem Tem Medo da Morte?, estive no crematório, em Vila Alpina, São Paulo, a fim de colher informações sobre a incineração de cadáveres. Pretendia, como o fiz, escrever um capítulo sobre o assunto.

O administrador, gentilmente, mostrou-me como funciona o serviço, ressaltando que dentro do forno a temperatura é de aproximadamente três mil graus centígrados.

terça-feira, 27 de outubro de 2020

SOB A ÉTICA DA PACIFICAÇÃO

 


Os movimentos humanos indicam que estamos tentando, rompendo em acordo com as possibilidades da hora, com muitas zonas de estagnação na busca por outros patamares de conforto íntimo. Há esperança para nós. No entanto, equívocos também nos rondam, indicando que muito ainda nos falta para nos reconhecermos na dimensão que possuímos todos, e esta insipiência é indicativo de que a luta terá continuidade.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

DOENÇAS-CASTIGO DIVINO?


 

No orbe terrestre, a dor é compulsória e abarca todos os seus habitantes. Por que tanto sofrimento, atingindo até mesmo os animais? Se somos seres gerados pelo incomensurável amor divino, não deveríamos ser atormentados, nem sujeitos a qualquer doença ou moléstia cruciante, o que pode gerar em muitas pessoas hesitação a respeito da certeza imanente da presença de um Ente Superior, Amor por excelência e Artífice da Vida.

domingo, 25 de outubro de 2020

JESUS E A VIOLÊNCIA DOS CRISTÃOS

 


Não é de política que vou falar, por enquanto. Vou falar de humanismo, de cristianismo, de fraternidade. Estamos mergulhados numa onda de ódio, de radicalismo fascista, de rejeição ao bom senso. E a quem podemos recorrer para inspirar nossas ações, nossas palavras, nossos pensamentos? Se nos pretendemos cristãos, sejamos católicos, evangélicos ou espíritas, ou simplesmente simpatizantes de Cristo, é justamente a ele que devemos apelar: para os seus ensinos, para o seu exemplo, para o seu legado. Jesus puro e simples e não aos cristãos, que dizem segui-lo. Cristãos já fizeram as Cruzadas, já incendiaram gente na Inquisição, participaram e participam de grupos racistas e violentos, como a Ku-klux-klan, apoiaram o nazismo e perseguiram judeus e muçulmanos, séculos afora… Mas será que, ao fazerem tudo isso, chegaram alguma vez perto de seu Mestre, foram semeadores do seu Reino nesse mundo? Ou a cada gesto de violência e intolerância, guerra e morticínio, retardaram a vinda do Reino e espalharam as sombras do fanatismo e da ignorância?

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

LADO DIVERSO DA MOEDA

 


Durante algumas semanas publiquei algumas reflexões dos prejuízos causados pela falta de conhecimento do Espiritismo, levando pessoas a práticas e comportamentos completamente divorciados da genuína prática espírita. Tais abordagens foram motivadas pelos disparates observados, pelas ocorrências absurdas praticadas em nome de uma doutrina racional e especialmente tentando abrir os olhos daqueles que não conhecem os princípios do Espiritismo e se deixam levar por supostos médiuns e ditos líderes ou palestrantes que, abusando do livre-arbítrio, ameaçam, chantageiam, exigem, impõem ideias absurdas na compreensão dos legítimos ensinos da Doutrina Espírita. Não teve sentido de crítica, até porque todos estamos sujeitos a esses equívocos, inclusive quem aqui escreve, mas de ponderações que promovam coerência.

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

SÃO DOS OUTROS



Filósofo dos mais festejados no século XX, Jean-Paul Sartre (1905-1980) defendia o existencialismo ateísta.

Segundo ele, compete ao Homem decidir seu destino, definindo a respeito de sua vida, interesses, realizações… Está entregue à própria sorte. Depende, exclusivamente, de si mesmo.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

DOUTORES? AH, SIM! OS DOUTORES!…..

 


Sentimo-nos constrangidos quando empregamos o vocábulo “doutor” antes do nome de um médico ou de um advogado, mormente ser for um espírita. Ajuizamos que o termo “doutor” é uma erva daninha inflexível que reflete muito sobre um Brasil tupiniquim. Nossa rejeição ao extemporâneo “doutor” é um ato consciente. Dia virá (queira Deus, o quanto antes!) em que os filólogos e bons dicionaristas definirão a palavra “doutor” como “um arcaísmo usado no passado pelos subordinados (pobres) para acercar-se dos mais presunçosos (ricos), a fim de limitar a dominação especialmente de médicos e advogados, entretanto, com a abolição da desigualdade socioeconômica e a conquista dos direitos de cidadania, essa definição desmoronou em desuso”.

domingo, 18 de outubro de 2020

SOBRE O AMOR PEDAGÓGICO

 

Ilustração de Anasor no livro "Pestalozzi e a escola num castelo", de Dora Incontri

Nossas bases teóricas e filosóficas consideram a criança como construtora de si mesma. Diante dela, devemos evitar a tentação da manipulação e praticar o amor pedagógico. A rigor, não precisaríamos adjetivar o amor, porque quando entendido, sentido e praticado em sua verdadeira essência, dispensa qualificações. Lembremos aqui a definição que o filósofo e psicanalista Erich Fromm empresta ao amor em A Arte de Amar (2002), incluindo em sua abrangência, as dimensões do cuidado, da responsabilidade, do respeito e do conhecimento.

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

ENTREVISTA FOLHA ESPÍRITA: DEVE A PSICOTERAPIA CONSIDERAR A REECARNAÇÃO?

 


1- Qual é o limite da crença do psicólogo diante da crença do paciente?

O artigo “Deve a psicoterapia considerer a reencarnação?” (Should psychotherapy consider reincarnation? https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22297317/), que recentemente publiquei no Journal of Nervous and Mental Disease, discute essa importante questão. Há um crescente reconhecimento da necessidade de se levar em conta o ambiente cultural e os sistemas de crenças dos pacientes na psicoterapia. Respeitar as opiniões e realidades subjetivas do paciente é uma necessidade terapêutica e um dever ético, mesmo que os profissionais não compartilhem das mesmas crenças. As informações obtidas na psicoterapia devem ser sobre o que os pacientes acreditam, o que exige conhecimento de estratégias objetivas para otimizar o enfrentamento e a superação de suas dificuldades com base neste sistema de crenças.

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

POLÍTICA E A INQUIETAÇÃO DOS ESPÍRITAS

 


Há pouco tempo pude ouvir pela internet – em uma live, ecos de vozes federativas que comentavam sobre os espíritas que militam social e politicamente no Brasil, como fossem estes uns tipos previsíveis de “açambarcadores” da doutrina com intuitos partidários e eleitoreiros.

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

QUESTÃO DE HISTÓRICO

 


A carteira de vacinações, o manual de manutenção de veículos, o prontuário médico ou odontológico, ou os diferentes cadastros em escolas, universidades ou outras iniciativas e instituições de saúde, esportivas, políticas, culturais, religiosas, etc, normalmente mantém anotações dos históricos de atividades, de atendimentos, personalizados ou não, criando históricos de uma pessoa, de uma família, de uma cidade, de uma instituição, da carreira de um artista, de um escritor, etc. e mesmo de uma nação inteira.

terça-feira, 13 de outubro de 2020

A EDUCAÇÃO DA ELITE, A EDUCAÇÃO SUCATEADA E O FOSSO SOCIAL NO BRASIL


Essa semana (¹) saiu a notícia de uma escola no Rio, para a elite da elite – 3.800,00 reais por mês – inspirada nos badalados métodos de educação da Finlândia. O principal acionista da escola é Paulo Lemann, dono do Burger King.

Para quem milita por uma educação de qualidade e inovadora para todos os brasileiros e brasileiras, essa notícia tem um sabor amargo, num momento em que a escola pública está sofrendo o seu último desmonte. Fechamento de escolas em Estados e municípios, anúncios de terceirização da educação em escolas estaduais, bloqueio federal de investimentos na Saúde e Educação por 20 anos, mexida reducionista e autoritária no currículo, extirpando-se ou diminuindo-se significativamente as matérias que ensinam a pensar e a entender o mundo, como História, Geografia, Filosofia e Sociologia… – são alguns dos retrocessos lamentáveis do momento em que vivemos no Brasil. Retrocessos acompanhados de outros, referentes aos direitos da classe trabalhadora. Ou seja, é o avanço para o achatamento cultural da população e da sua escravização no trabalho. Tudo combinando: menos escola, menos matérias que ensinam a pensar, menos ou quase nenhum direito no trabalho. Os poderes econômicos nacionais e internacionais querem todos escravos, ignorantes e submissos.

domingo, 11 de outubro de 2020

SE HÁ TANTAS EVIDÊNCIAS A FAVOR DA REENCARNAÇÃO POR QUE NEGÁ-LA ?

 


Reencarnar é o regresso contínuo de um mesmo Espírito à vida em diversos corpos. Reassumir a forma material é uma lei tão natural quanto nascer, viver ou desencarnar. Mas, se é tão evidente o fenômeno por que, então, a maioria dos cientistas o desconhece?” A razão é simples: a ciência ainda está sob o jugo do materialismo e não consegue explicar tudo. O conhecimento científico é limitado, inobstante seja progressivo. As verdades aceitas pelas academias são consecutivamente efêmeras e provisórias. Nem é necessário ser um cientista hoje para considerar normais os numerosos fenômenos que há menos de 6 séculos eram totalmente ignorados pelos cientistas da época: o movimento da Terra, as partículas subatômicas, a composição química da água, etc.

sábado, 10 de outubro de 2020

A SOCIEDADE SOMOS NÓS

 


É evidente que, se não fossem os preconceitos sociais, pelos quais se deixa o homem dominar, ele sempre acharia um trabalho qualquer, que lhe proporcionasse meio de viver, embora se deslocando da sua posição. Mas, entre os que não têm preconceitos ou os põem de lado, não há pessoas que se veem na impossibilidade de prover às suas necessidades, em consequência de moléstias ou outras causas independentes da vontade delas?

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

A CULPA É DA MEDIUNIDADE

 


         Os efeitos da ação e da intervenção dos Espíritos sobre uma diversidade de fenômenos comuns passam despercebidos. Como, aliás, havia de ser, longe de chamar a atenção. Vivenciados como se fossem circunscritos ao plano que lhes confere materialidade, o plano físico, onde estamos encarnados. O Programa Antena Espírita, que encerra os festejos dos seus 14 anos no ar, é provavelmente um dos exemplos dessa intervenção oculta. Surgido como se fosse decisão exclusiva de um grupo formado por companheiros, com vínculos de antiga amizade, dá-nos indícios contínuos da assistência silenciosa de benfeitores que detêm o protagonismo e a responsabilidade invisível que parecem augurar novos tempos à frente.

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

ESPIRITISMO SEM SANTIFICAÇÃO

 


Vocês percebem o quanto é nefasto para o amadurecimento humano aquele hábito católico de santificar pessoas?

Não é uma ofensa aos católicos, é uma análise dos efeitos do que foi transmitido como parte da vivência da fé em uma espécie de busca por supra-humanos.

domingo, 4 de outubro de 2020

SOBRE ATALHOS E O CAMINHO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO JUSTO E FELIZ... (1)

 
NOVA ARTICULISTA: Klycia Fontenele, é professora de jornalismo, escritora e integrante do Coletivo Girassóis, Fortaleza (CE)





“Você me pergunta/aonde eu quero chegar/se há tantos caminhos na vida/e pouca esperança no ar/e até a gaivota que voa/já tem seu caminho no ar...”[Caminhos, Raul Seixas]

 

Quem vive relativamente tranquilo, mas tem o mínimo de sensibilidade, e olha o mundo ao redor para além do seu cercado se compadece diante das profundas desigualdades sociais que maltratam a alma e a carne de muita gente. E, se porventura, também tenha empatia, deseja no íntimo, e até imagina, uma sociedade que destrua a miséria e qualquer outra forma de opressão que macule nossa vida coletiva. Deseja, sonha e tenta construir esta transformação social que revolucionaria o mundo; que revolucionará o mundo!

sábado, 3 de outubro de 2020

GRATIDÃO, MESTRE DE LYON!


"Aniversário de Allan Kardec, momento de celebrar as energias divinas que atuam em nosso orbe planetário através dos processos encarnatórios, permitindo que espíritos com disponibilidade de serviço de elevação mergulhem no tempo da história humana, marcando as sociedades com o senso da flexibilidade para o recebimento de revelações que podem modificar condutas e mentalidades.