Roberto Caldas
Embalada pela data comemorativa de 17 anos do Programa Antena Espírita, a equipe destacada para preparar a celebração decidiu pela abordagem de complexa temática que traz “O Adoecimento e a Educação da Alma”, com subtemas que ocuparão as semanas desse mês de setembro, numa sequência que inicia hoje com “Vencendo o Desânimo”, com a presença no estúdio de Thiago Sales, médico espírita, especializado em psiquiatria.
Seguramente os nossos e nossas ouvintes sabem quanto ao esforço de Antena Espírita em lhes proporcionar a melhor programação de aniversário. Nessa ocasião, o convite é para refletir nos problemas que afligem a humanidade com o foco voltado para a iluminação do pensamento e a discussão dos caminhos que auxiliem na solução dos dilemas humanos.
A humanidade se encontra desafiada a enfrentar, desde as mais antigas civilizações e ainda mais na atualidade, uma série de conflitos que colocam o indivíduo frente a frente com situações que exigem o esforço científico para uma maior compreensão dos fatos, mas também o mergulho em si mesmo para o controle das dores que o atinge.
Muito diversas as paisagens que servem de cenário para a vida de cada pessoa. Mesmo considerando os grupos que possuam similaridades na forma como os fatos acontecem em suas rotinas. Por trás dos fenômenos que projetam o ambiente, há um psiquismo individual que recebe e interpreta de maneira ímpar os estímulos que lhe alcança.
A mente humana, compreendida na dimensão de casa da alma, é uma complexa construção que terá sido projetada por uma infinidade de experiências resultantes da viagem do Espírito Imortal pelas tantas encarnações que lhe moldaram a personalidade. Os registros do inconsciente longevo, e, portanto, adormecidos ao consciente atual, servem de elementos para a configuração de uma nova existência mercê do processo de educação e aculturamento.
A luta pela sobrevivência, as contingências familiares e sociais, a convivência com a variabilidade dos afetos, os obstáculos para a conquista do sucesso ou a facilidade em alcançá-lo, a sensação de estranheza diante da realidade – são alguns elementos que permitem a modulação da luz que se projeta de dentro em direção ao mundo em que se vive. O Espírito experimenta a dor e o prazer de ser quem é.
Provavelmente nada pode ser mais difícil do que faltar elã, impulso, entusiasmo, ao despertar dos primeiros raios de sol de um dia que nasce. Olhar em volta e não conseguir trazer para si a motivação necessária para recomeçar uma jornada. Esse transtorno é considerado um grave problema de saúde pública, alcança quase 5% da população mundial, responde pelo nome de Depressão e nem sempre tem explicação disponível.
Estar atento e aprender sobre esse flagelo que atinge tantas pessoas ao redor do mundo, algumas tão próximas, é importante passo para a adoção de uma atitude de apoio efetivo para minimizar tamanha ferida da alma. Conhecer e entender o drama que cerca esse problema pode ser uma ponte que auxilie no despontar do sol interior naqueles que se debatem na escuridão, ajudando-os a encontrar o socorro pelo tratamento adequado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário