sábado, 25 de novembro de 2023

FAMÍLIA:PRATO DIFÍCIL DE SER PREPARADO

Por Doris Gandres

Recentemente li um livro “delicioso”, chamado Arroz de Palma, de Francisco Azevedo, em que um senhor idoso, enquanto prepara um almoço para a família, conta sua história e a de seus familiares, envolvendo três gerações. A maneira como relata e, sobretudo, como aborda o tema, com narrativa simples e fluente, falando de problemas triviais, e mesmo dos graves, que todos, de alguma forma, vivenciamos no quadro familiar, deixa o livro literalmente, como disse, “delicioso” e de muito agradável leitura.

domingo, 19 de novembro de 2023

É ASSIM!

 

Por Alexandre Júnior

É assim que transborda! A música ecoa no litoral da alma, mansamente avança pelos recôncavos mais íntimos de nossos convexos, é assim que a alma treme, a sensibilidade pulula festejando o encontro do eu com a arte!

É assim que conseguimos de alguma forma avançarmos vivendo, sentindo o efeito do tempo, que implacável, interroga todas as nossas certezas, nada esta estabelecido, não há mais convicções imortais, o tempo se encarrega de fazer ruir as mais concretas das arrogâncias.

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

O VERDADEIRO PODER

 


Por Roberto Caldas

            Fatos históricos explicam a dificuldade que o mundo exibe perante a adoção de uma ética tal aquela pregada por Jesus. Sim, aquele Jesus que foi tornado o maior entre os homens, mas andava como qualquer um de nós, enquanto desenvolvia a sua doutrina ético-social-espiritual que pretendia alcançar os potenciais humanos a partir da compreensão da partilha  e da tolerância. Lutou dessa forma pelo nascimento de uma sociedade calcada numa filosofia humanista caracterizada pela convivência dos diferentes solidários mútuos.

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

A PIOR PROVA: RIQUEZA OU POBREZA?

 

Por Ana Cláudia Laurindo

Será a riqueza uma prova terrível?

A maioria dos espíritas responderá que sim e ainda encontrará no Evangelho Segundo o Espiritismo a sustentação necessária para esta afirmação.

Eis a necessidade de evoluir pensamentos e reflexões.

MORTE E VIDA

 

Por Mário Portela

Ao longo de nossas vidas, experimentamos inúmeras situações dolorosas que permanecem nítidas em nossa mente: a morte de um ente querido, um relacionamento fracassado, a insatisfação profissional, etc. Todas essas recordações, muitas vezes, influenciam nosso comportamento e nossa maneira de ser. Em minhas lembranças, permanecem acesas as cenas da morte de meu pai. Ainda criança, por volta dos seis anos, senti o gosto amargo da orfandade. As imagens daquele dia perduram fortes e com elas, consigo rememorar o amargor da sensação de angustia, do nada e da morte. Mas, se pararmos e refletirmos acerca de nossa essência, veremos que a vida passa rapidamente, é um instante da existência e se não nos adequarmos à velocidade dos ponteiros do relógio do tempo, perderemos momentos preciosos de nosso dia a dia.

sábado, 4 de novembro de 2023

“SERES HUMANOS-ESPÍRITOS-SOCIAIS” – BREVE OLHAR SOBRE O LIVRO: “POR UMA TEORIA ESPÍRITA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES – UM DIÁLOGO DECOLONIAL.

 

Por Jerri Almeida

O espiritismo reencontra sua perspectiva social! Desde Deolindo Amorim, Humberto Mariotti, Nei Lobo, Herculano Pires, Cosme Mariño – para citarmos apenas alguns pensadores espíritas que se preocuparam com temáticas sociais – o movimento espírita brasileiro não contava com uma publicação de sólida envergadura intelectual sobre o assunto.

A PORTA PARA O MUNDO REAL

 

Por Roberto Caldas

Impossível não ser repetitivo quando o tema central for a morte. Por outro lado, o  aprendizado só se dá sob a batuta da repetição. Necessário que se escute e enxergue-se uma realidade muitas vezes, até que o processo de educação estabeleça o entendimento e consolide a lição.