Por Roberto Caldas
Jesus sempre foi afirmativo em toda a sua pregação. Antevia os obstáculos que teria a frente, mas não se mostrou complacente com as perversões que percebia frequentar a rotina dos seus contemporâneos, sem negociar a aceitação de quem quer que fosse, exibia fidelidade aos seus princípios declarados divinos.
Demonstrava disposição incansável no entendimento das inquietações que lhe chegavam sob a forma de queixas a assolarem o corpo e a alma da multidão de pessoas que encontrava em suas peregrinações. Entre aflitos e iletrados exercitava contínua atitude de paciência e envolvimento empático.
Diante dos arroubos de prepotência dos pretensos detentores da capacidade de interpretar a letra dos tratados de leis, conseguia enxergar a torpeza de almas incapazes de decifrar a própria ignorância acerca da verdadeira compreensão dos conteúdos espirituais que trazia como proposta de renovação. Comiserava-se, sem ceder aos conceitos ultrapassados. Ainda assim não se deixava perturbar pelas doutrinas malsãs que exalavam.
Trazia avançado legado que não excluía. Sem seletividade. Todos e qualquer um que se dispusesse a ouvi-lo se tornava de imediato um candidato ao seu cântico. Convidado a segui-lo espontaneamente pelo caminho. Simples assim.
Falava de um reino que não seria desse mundo e ao mesmo tempo estaria dentro de cada pessoa.
Encorajava a simplicidade como instrumento de encontro com as próprias instâncias de serenidade interior.
Elencava os mansos e os pacíficos como agentes de transformação do mundo.
Ofereceu-se para dividir as suas expectativas de leveza e cura àqueles que atingissem às raias da aflição e do sofrimento, tomados de desespero.
Dispensava saber a origem nem exigia gratidão. Apenas inquiria as motivações daqueles que o procuravam para avaliar se lhe cabia o atendimento de suas necessidades.
Espalhou bênçãos espontâneas. Negou-se em se tornar promotor de espetáculo ou fazer demonstração de poder para convencer aos incrédulos.
O verbo afirmativo de Jesus conciliava com a conduta de inamovível clareza a respeito do conteúdo complexo de sua mensagem. Ciente do tempo e persistência de sua caminhada por períodos longos de milênios até que alcançasse os patamares mais elevados de evolução.
Legou à Terra o seu mapa de iluminação. Norteou a estrada daqueles que, inspirados em sua singularidade, tiverem a disposição de desenvolver olhos para ver e ouvidos para ouvir.
Não há limites de inscrição. ESSE CHAMADO É GERAL. Vamos todos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário